segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pré-natal

    

Nove meses BEM cuidados

           Toda mulher deseja uma gravidez saudável, e para isso é de extrema importância o acompanhamento médico. Os nove meses de gestação exigem cuidados especiais, é um período de preparo para o nascimento do bebê. Essa assistência é chamada de pré-natal.
A primeira consulta de pré-natal deve acontecer logo na suspeita da gravidez, pois nesse primeiro encontro o médico irá fazer uma série de perguntas que irão norteá-lo em relação à sua gestação. Na condição de gestante, você obviamente vai querer o melhor para seu futuro filho e carregada de instinto maternal, perceberá se aquele profissional será o “seu” obstetra.
As consultas deverão acontecer a cada três ou quatro semanas no início, e aumentando a frequência à medida que avance a gravidez, exceto se surgir alguma questão. Serão em média dez consultas ao longo da gravidez. Cada médico decide quanto ao intervalo entre as consultas no terceiro trimestre.
As consultas pré-natais permitem que o obstetra tenha os dados necessários para preservar a sua saúde e a do seu bebê, bem como identificar e reduzir algumas questões que costumam atingi-los. Esse é o momento em que você não deve omitir informações ao seu médico, ou seja, tudo deve ser contado a ele. Não se preocupe com o que ele acha ou deixa de achar, pois não é função dele te julgar. Quanto mais ele souber, melhor poderá cuidar de você. 



Estudos atuais sugerem que conhecer os ritmos do próprio corpo, criar intimidade com ele durante a gravidez ajuda no trabalho de parto. O pré-natal é uma oportunidade para você informar-se adequadamente e manter ou recuperar o bem-estar. As orientações sobre o pós-parto devem começar no pré-natal, pois, dessa forma, você se sentirá mais segura com a nova rotina. É importante que comece a acreditar nos seus instintos, e esteja ciente que vai cometer erros, mas que não irão causar danos ao seu bebê. Isto, sem contar que você estará sensível e também necessitará de carinho, atenção e aconchego.

Portanto, é preciso se preparar antes de o bebê nascer, pois haverá uma brilhante tarefa pela frente: ser mulher, esposa, dona de casa, mãe, e tudo ao mesmo tempo. Você deverá saber dosar as atividades físicas, a alimentação, cuidar da beleza, saber o que vestir. Muitas mulheres se preparam para o parto, mas não se preocupam com as novidades que virão no pós-parto. É nessa hora que cabe uma boa orientação do seu obstetra ainda durante o pré-natal para que a chegada do bebê seja tranquila.O pré-natal pode ajudá-la a aprender bons hábitos de saúde, cuidados especiais com o corpo, preparar-se para o parto e ser mãe. Por mais que saiba cuidar de sua saúde, ouça com atenção os conselhos do seu obstetra, considere tudo que ele sugere.  



Marília Campos - abril de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário